quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Intercessão

“ Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7:25)

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém,mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito. Porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos”(Romanos 8 : 26-27)

Intercessão – Ato ou efeito de interceder
Interceder- Pedir, rogar por outrem ou por alguma coisa. Ser intermediário a favor de alguém.

A intercessão é um ponto principal para um bom andamento do culto, ou até mesmo para nosso dia a dia. O próprio Deus nos manda interceder uns pelos outros. Pois é através da intercessão que milagres podem acontecer!
A intercessão do culto começa quando estamos em casa, bem antes de ir a igreja....,quando acordamos, quando somos despertados por Deus para estar intercedendo a favor de alguém, ou até mesmo dormindo podemos estar com nosso espírito intercedendo por alguém; o momento em que colocamos os pés na igreja ,já temos que estar a atentos ao o que Deus quer nos falar, pois somos apenas instrumento de sua vontade.
Se não houver uma séria intercessão, não tem como o culto sair.
Primeiramente devemos interceder para que o Espírito Santo de Deus esteja presente em nossas vidas, ele precisa estar dentro de nós para nos ajudar a interceder, pois somos fracos e sem Deus (o poder dos poderes) não há como vencer qualquer guerra espiritual.
Quando intercedemos estamos entrando num mundo onde alguns de nós não podemos ver..., apenas para aqueles que Deus revela. É algo muito sério, algo que pode mexer até com nosso físico, pois quando entramos no mundo espiritual somos atacados de todos os lados, e aqueles que podem enxergar, podem ver os anjos lutando com demônios para tentar destruir a vontade de Deus... a unção de intercessão, é a mesma unção de Sansão..., para destruir o inimigo através do clamor, e somente Deus pode dar a aqueles que ele escolheu para ser guerreiros, a força sobrenatural, para mexer com o sobrenatural. Pois quando intercedemos estamos mexendo com o sobrenatural.

Motivos pelo qual devemos interceder:

Pelo bom andamento do culto;
Pelo pastor da igreja;
Pelo pregador da palavra do dia;
Pelos instrumentistas (músicos da casa do Senhor);
Pelos cantores da casa do Senhor (ministro do louvor);
Pelos recepcionistas que ficam a frente da igreja (porteiros);
Pelas pessoas que entram no culto;
Pelas ofertas e dízimos;
Por quem vai trabalhar durante o culto( obreiros);E pelo final do culto

1.Pelo andamento do culto

Quando oramos pelo bom andamento do culto devemos estar atentos ao o que o Senhor quer fazer naquele dia, pois qualquer falha pode impedir o agir de Deus. Devemos orar para que nada,e ninguém tire a atenção de ninguém durante o culto.

“ Então haverá um lugar que escolherá o Senhor, vosso Deus, para ali fazer habitar o seu nome; a esse lugar fareis chegar tudo o que vos ordeno: os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta das vossas mãos, e toda escolha dos vossos votos feitos ao Senhor.”( Dt 12: 11)

2. Pelo pastor da igreja

O pastor é o cabeça da igreja, se o cabeça da igreja não estiver bem, todo o corpo não estará, ele ficará comprometido, o pastor é o mais atacado, pois o inimigo ataca os lideres para fragilizar todo o resto da igreja; sem os lideres nós ficamos perdidos, pois ele quem orienta toda a igreja debaixo da orientação de Deus é claro. Ele é um intermediário. Devemos interceder pela vida pessoal do pastor, pela visão dele, para que as preocupações não comprometa a visão, para que ele possa discernir o que vem do Espírito e o que vem de seu homem interior, para que ele esteja no centro da vontade de Deus, para que continue sendo uma benção para sua igreja. Devemos interceder para que Deus dê experiências ao pastor no púlpito, para que os milagres possam se manifestar na sua igreja, e para que sua autoridade possa ser respeitada pelos demais membros.
Quando nós intercedemos por nosso pastor devemos pedir a Deus misericórdia para sua vida, pois o pastor que se dispersar da vontade de Deus estará comprometendo não só seu rebanho, mas sua própria vida, pois Deus irá cobrar todas.

“ Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! – diz o Senhor. Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade de vossas ações, diz o Senhor.
Eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; serão fecundas e se multiplicarão.
Levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e elas jamais temerão, nem se espantarão; nem uma delas faltará, diz o Senhor.” ( Jr 23 : 1-4)

3. Pelo pregador da palavra do dia

Como sabemos, nem sempre é o pastor que prega no dia, as vezes Deus toca no coração para chamar alguém que teve uma experiência no momento para estar compartilhando a luz da palavra tudo que aprendeu, tudo que Deus lhe ensinou, geralmente fica difícil para alguns pregadores separar o que vem do coração de Deus e o que vem de sua própria experiência. A experiência serve para nos ensinar, e para nos ajudar a transmitir para a igreja o que Deus quer falar.Ela jamais pode ser usada como um troféu. Pois cada dia que lemos a palavra do Senhor devemos ter uma nova experiência.
Devemos interceder, pedindo a Deus misericórdia Dele sobre a vida da pessoa, para que ela não fale de si mesma e não seja mais tarde cobrada por usar o nome de Deus. Pois todas as palavras que dizemos quando estamos pregando somos cobrados. Pregar a palavra não é brincadeira, muitos não sabem a profundidade do que é transmitir a mensagem de Deus, e as vezes transmitir a mensagem que realmente vem do coração de Deus,da boca de Deus, pode ser muito doloroso, é gratificante, porém muito doloroso.
E devemos interceder para que a pessoa esteja diretamente ligada com o Pai para apenas transmitir suas palavras.

“ Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor” (Jr 23: 16)

4. Pelos instrumentistas (músicos da casa do Senhor)

Como muitos sabem o louvor é capaz de curar, e libertar vidas, mas o louvor deve ser apresentado para Deus, pois ele deve ser uma adoração ao Seu Nome; ele deve vim Dele e voltar para Ele.Ele não pode ser alvo de “estrelismos” , não pode ser usado para glória própria, deve ser um instrumento de adoração, onde Deus atua no silencio, quando nosso coração pára a meditar na letra do louvor, até mesmo de apenas as notas tocadas, se tocadas com unção, Deus fala e move em corações feridos, a unção de Davi precisa estar sobre os músicos para que o louvor possa ser capaz de expulsar demônios assim como fazia Davi com o rei Saul, quando tocava harpa.
Devemos interceder para que a unção esteja sobre a vida dos músicos e cada nota , cada melodia possa vir de Deus para expulsar o mal da igreja e preparar a igreja para receber a palavra do senhor. Pois o louvor prepara para a palavra completar a obra em um coração aflito.

“E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele.” ( I Samuel 16:23)

5. Pelos cantores da casa do Senhor (ministro do louvor)

Muitos pensam que os músicos (instrumentistas) são iguais aos cantores, tem a mesma função porque fazem parte do louvor; mas eles tem responsabilidades diferentes. Os cantores vão a frente de uma guerra espiritual e os tocadores de instrumentos atrás. O inimigo tem grande raiva daqueles que cantam o nome de Deus e louvam tua glória, pois o inimigo sabe o poder do louvor e principalmente quando são proclamados por nossos lábios, e ele fica tremendamente revoltado com aqueles que são usados para estar a frente de um louvor, ele usa todas as forças para destruir e causar dispersão e principalmente para causar soberba daqueles que louvam, essa é a arma que o inimigo usa, pois a soberba derruba o homem do centro da vontade de Deus, e Deus não gosta que ninguém roube sua glória. É por isso que Deus cobra tanto dos cantores, por estarem a frente é que precisam estar em santidade, caso contrário, se não estiverem podem ser alvos de grande retaliações.
Precisamos estar intercedendo para que Deus sustente os cantores da casa do Senhor e para que nenhuma soberba chegue ao coração deles, e nenhum espírito de disputa. Pois precisam estar fortes para agüentar o impacto que é estar a frente de uma guerra espiritual.

“ Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o Senhor, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exercito, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre.” ( 2 Cr 20:21)

6. Pelos recepcionistas que ficam a frente da igreja (porteiros)


Não é uma simples tarefa conduzir alguém para dentro da igreja e discernir o espírito que veio com a pessoa , e logo de inicio repreender e pedir a Deus que,se algo tiver de atrapalhar o culto que fique no lado de fora,que não entre junto com a pessoa. É por isso que é mais difícil estar na portaria; quem está na portaria recebe toda carga das pessoas que chegam, e a tarefa maior dos porteiros é repreender o mal , e receber com simpatia e alegria, para que as pessoas sintam o amor de Deus, no sorriso, no aperto de mão, pois todos devem ser bem recebidos, independentemente de como a pessoa chegou ou sua vestimenta. Uma pessoa que chegou triste pode se alegrar apenas com o sorriso de alguém , ou com o aperto de mão, firme e abençoador. A maior tarefa do porteiro é repreender o espírito imundo para não entrar dentro da igreja, por isso precisa de muita intercessão. Pessoas novas na fé não devem ficar na portaria, para não serem alvos.

“ Colocou porteiros às portas da Casa do Senhor, para que nela não entrasse ninguém que de qualquer forma fosse imundo.” ( II Cr 23 : 19)

7. Pelas pessoas que entram no culto

Pessoas entram necessitadas, machucadas, feridas, desamparadas na igreja, muitas usam uma capa para disfarçar seu sofrimento,mas apenas Deus conhece o que está no coração; mas, se ela entrou pelas portas para se sentar e ouvir a palavra em um culto ela tem uma necessidade pela qual precisa ser trabalhada, e há necessidades que estão escondidas no profundo do coração, que só Deus revelando para o intercessor para que ele possa clamar por sua vida. Nossa maior tarefa é interceder para que cada pessoa que entre pelas portas da igreja tenha um resposta, ouça a voz de Deus e tenha alivio. Devemos em primeiro lugar observar quem entra, e quem realmente precisa ser cuidado, quem fica muito só no culto, ou quem entra com seu coração resplendecendo em seu rosto, quando digo que um coração pode refletir no rosto, digo que quando intercedemos por quem entra, Deus mostra em sua face, como a pessoa está espiritualmente, e quando nos fixamos a interceder por aquela pessoa, Deus mostra necessidades, ou até mesmo tudo o que ela fez na semana, e tudo que a impede de ouvir Deus falar com ela; mas isso Deus vai revelar não para todos , mas somente para aqueles que estão ligados e que tem o chamado para interceder. A verdade é que todos nós deveríamos ter, mas Deus mostra algo a mais para quem tem maturidade de entender o que Deus falou,sem acusar o irmão, e apenas interceder com olhar de misericórdia, pois Deus é misericordioso. Devemos estar ligados para ouvir Deus falar, por quem vamos interceder naquela noite.

“ Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Sê forte” ( Is 41 : 6)

“Os aflitos e necessitados buscam águas, e não as há, e a sua língua se seca de sede; mas eu, o Senhor, os ouvirei, eu, o Deus de Israel, não os desampararei.” ( Is 41: 17)

“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.” ( João 10: 9)

8. Pelas ofertas e dízimos

É importante que estejamos todos ligados para o momento da oferta,para que tudo possa dar certo, e não haja nenhum tipo de confução, devemos interceder para que tudo dê certo na ora da oferta e dizimos, e para que Deus possa estar abençoando a todos,dando condições de ajudar a manter a obra de Deus.

“E que as primícias da nossa massa, as nossas ofertas alçadas, o fruto de toda a árvore, o mosto e o azeite, traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas; e que os levitas receberiam os dízimos em todas as cidades, da nossa lavoura.” (Ne 10 : 37)

9 – Por quem vai trabalhar durante o culto (obreiros)

Estar trabalhando para que o culto saia em sua perfeita ordem é um privilégio, Deus nos dá a responsabilidade de cuidar da obra Dele, e essa responsabilidade deve ser encarada com muita seriedade; não é brincadeira e também não pode ser uma forma de fazer amigos ou se tornar conhecido na igreja; é apenas, uma questão de chamado, e devemos estar totalmente voltados para Deus, e não confiar apenas nas forças de nossos braços e sim confiar no mover de Deus que nos move a fazer o correto, devemos ter pés firmes para servi, se curvar e saber ser humilde para atender as pessoas. Devemos servir de coração alegre, e estar ligados para ser um apoio para que a obra de Deus seja perfeita.
Devemos, além da responsabilidade de interceder pelas pessoas que entram no culto e , pelo louvor e palavra; devemos também interceder uns pelos outros, não deixando que nosso irmão se sinta fraco, o revestindo de oração e pedindo que o Espírito Santo não se afaste Dele, para que Deus tenha misericórdia de nós e tudo que somos, pois não somos merecedores de nada, mas a graça de Deus é certa em nossa vida. E ela tem que nos sustentar, e com ela continuamos a fazer a obra com muito amor, colocando nosso coração na obra, em Deus.

“E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara” ( Lc 10: 2)

10 – Pelo final do culto

Devemos interceder para que todos que foram ao culto saiam com as respostas de Deus. E devemos interceder para que essas pessoas não percam a benção delas ao final do culto, com atitudes que não agradam a Deus. Além disso, devemos interceder para que Deus proteja a saída delas até seus lares em paz, para quem nenhum mal aconteça.

“E acontecerá que, quando entrardes na terra que o Senhor vos dará, como tem dito, guardareis este culto” ( Ex 12: 25)

Nenhum comentário: